sábado, 10 de maio de 2014

MISSÃO X TEOLOGIA


    Começo esclarecendo que Missão e Teologia são duas coisas extremamente distintas. Enquanto uma se preocupa com a ação do evangelho para transformação de vidas e comunidades, a outra se preocupa em organizar dentro de uma cosmovisão denominacional ou institucional o que acredita que Deus ensinou ser sua verdade. Enquanto a Missão devota seu tempo a "mostrar" que o Reino de Deus está entre nós, a Teologia tenta "mostrar" que é  "certo" e o que é ´"errado". 

     Nessa luta Teológica Integral - Libertadora - Próspera - Liberal - Calvinista - Arminiana -Luterana - Assembleiana - Metodista - Batista - Etc.. Nunca ouvi falar que um convenceu o outro que estava certo em suas posições. Às vezes parecem fanáticos e idólatras de suas próprias convicções e isso me faz lembrar as Palavras de Paulo ao Coríntios: "E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis, Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais? Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.  Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo".

     Precisamos nos apegar mais às Ensinos de Cristo que as Teologias criadas pelos homens. Precisamos viver mais o evangelho e viver menos as Teologias. Toda a Teologia de Cristo - se é que podemos e devemos falar assim - está no "Sermão do Monte" como bem explica em uma de suas belas mensagens : "BEM AVENTURADOS - O Homem não natural. À semelhança das Bem-aventuranças anteriores, esta é inteiramente oposta ao pensamento do que a Bíblia chama de Homem natural. O mundo julga em termos de poder, auto-confiança, agressividade e conquista. Mas Jesus exaltou traços impopulares de caráter, tais como humildade de espírito, pesar e agora mansidão.

Jesus é realmente o revolucionário dos revolucionários. Ele realmente inverte o sistema e valores da cultura dominante. A radicalidade dos ensinos de Cristo implica um estilo de vida totalmente diferente para seus seguidores. Não é por acaso que Jesus se refere ao fato de alguém tornar-se cristão como sendo um novo nascimento João 3: 3 e 5. Como Paulo coloca: E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. II Coríntios 5: 17.
       
      Veja que a Bíblia fala de uma nova criatura e não de um nova Teologia. Então, na Teologia de Cristo, Os mansos, os pobres de espírito, os pacificadores, os que chorão são felizes. Não há espaço na Teologia de Jesus por "brigas" Político-religiosas, defesas de bandeiras Denominacionais ou Defesas Teológicas. A Teologia de Jesus é pura, genuína, simples, humilde, mas Poderosa. Só os carnais discutem Teologia, os Espirituais vivem o Evangelho. Não há Teologia da Missão Integral, há apenas Missão. Não há Calvino e nem Armínio, mas Só Cristo vive, e porque Ele vive, podemos crer no amanhã. 

     Desconfie de pessoas que brigam por suas Teologias e convicções doutrinárias, mas Respeite quem vive a obra de Cristo e crer que Dele são todas as coisas. Desconfie de pessoas são advogados de defesa de sistemas Teológicos e respeite aqueles que creem que Jesus é o nosso Advogado. Desconfie da Justiça bradada por apelos teológicos e respeite os quem amam o oráculos de Deus e vivem a simplicidade dos ensinos de Jesus.

       Senhor qual o Principal amandamento? Amar a Deus sobre todas as Teologias e amar ao próximo como a Si mesmo. 

     Olhemos para a Cruz. Ela revela a pessoa de Cristo, que nos amou ainda quando eramos pecadores. 

   Obs. Não sou contra a Teologia, nem contra os Teólogos, mas sou contra a IDOLATRIA TEOLÓGICA. Eu sou de CRISTO.

       Em Cristo,

       Pr. Hudson Taylor
       Ministério Fé Cristã

      Veja também:



Nenhum comentário:

Postar um comentário