domingo, 24 de fevereiro de 2013

A EUFORIA CRISTÃ


       

  Vivemos o tempo da Euforia Cristã, onde a cristandade de forma vertiginosa proclama o Slogan: Vamos ganhar as nações, o Brasil é do Senhor Jesus, Natal é do Senhor Jesus. De fato, cremos nisso afinal, toda a terra, todos os seres viventes, todas as coisas são do Senhor Jesus. O que os amados Cristãos esquecem é que a igreja é uma contracultura neste mundo que a bíblia nos informa: Jaz do Maligno

        Os Cristãos esquecem que "Muitos serão chamados e poucos escolhidos". Os Cristãos esquecem que "A porta é estreita". A igreja então esquece de Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo com a si mesma. Explico:
 
De forma Didática podemos dizer que são quatro os elementos que a igreja deve expressar em profundo Equilíbrio para cumprir sua missão na terra: Koinonia, Kerygma, Diakonia e Martúria.

  • Koinonia é a expressão do caráter da igreja em busca da união e da unidade do corpo de Cristo. A Igreja viva, santa e unida em torno dos propósitos de Deus para a Redenção de todas as coisas, Atos 2:44 "E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum"
  • Kerygma é a Proclamação das boas novas de Cristo que chamam todos ao arrependimento de pecados e a Fé em Cristo Jesus.  E aqui já vemos muitas deformações, pois ao invés de proclamar o arrependimento de pecados muitas igrejas Proclamam a Prosperidade e as bênçãos de Deus, ou seja, antes de informar que ele precisa se arrepender informa que ele vai ganhar isso, ou aquilo. Neste prisma muitas igrejas estão abarrotadas de pessoas que não fazem a mínima ideia do que sejam as Boas Novas de Cristo. Empresários que vão igreja em troca de dividendos, Famílias que vão receber "um passe" para serem curadas de uma mazela qualquer, jovens que vão por causa do “louvor” que é “maneiro”, outros vão por causa das “profecias”. E, assim vão desfilando suas carreiras de “zumbis” gospel, mortos-vivos, sem a mínima possibilidade de expressar o verdadeiro amor de Cristo pelas almas perdidas. 
  • Marturia é o Testemunho, discipulado e Missão central da igreja. Expressa o compartilhamento das bênçãos do Reino de Deus neste mundo como princípio fundamental. O que vemos hoje são milhares de Testemunho de infidelidade, de falta de caráter, de dissoluções, de brigas por interesses pessoais. Pastores se digladiando na televisão e nas redes sociais. O Pastor Hernanes falou que antes ser pastor era uma credencial, hoje é um fecha portas. Isso é muito sério, assombroso, decadente.
  • Diakonia Fala da reconciliação, curas e todas as outras formas de serviço em amor. A igreja perdeu seu referencial de serviços e hoje vive de eventos artísticos, show, Cruzadas evangelísticas, grandes Vigílias, com grandes “estrelas”. Quando o assunto é atender a necessidade da comunidade, poucos estão disposto a fazer algo. Dentro da própria congregação, muitos passando dificuldades e os jovens se organizando para ir para o show de Talles e se organizando para comer pizza.

         Insisto em dizer que a igreja precisa acordar para as verdadeiras raízes do Evangelho, como menos dogmas e mais sabedoria, com menos usos e costumes e mais santidade, com menos reuniões e mais oração, com menos discussões e mais UNÇÃO. 


          Rubens Múzio faz o seguinte comentário em seu Livro Marcas da Igreja:

            A ausência da Diakonia (serviço), do Kerygma (Proclamação) ou da Marturia (testemunho) pode significar que a igreja voltou-se para dentro de si mesma a tal ponto que não há mais o tipo de Koinonia (comunhão) de que Jesus falou”


A Missão Integral da Igreja contempla o Equilíbrio desses quatro elementos e que se traduz pelo trabalho incansável de assistir a comunidade em que a igreja se encontra anunciando que o Reino de Deus é chegado. A igreja relevante expressa o amor de Cristo por meio do Arrependimento, da Proclamação do evangelho, da comunhão e principalmente por meio do Serviço. Mateus 20:28 diz: Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. 


*BIBLIOGRAFIA:

Marcas e Funções da Igreja(Rubens Múzio e Sebastião Junior)



     Pastor Hudson Taylor R. Maia

IGREJA EVANGÉLICA FÉ CRISTÃ

                


                  

Um comentário: