sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A MISSÃO DA IGREJA É INTEGRAL








É impossível fazer a missão integral sem antes partir do pré-suposto de que a Bíblia contém essa revelação tão importante para a Igreja do século XXI. No Novo Testamento em especial nos evangelhos em atos dos Apóstolos e nas cartas de Paulo, encontramos textos que nos dá bases seguras para a teologia da missão integral.


Encontramos textos em que Jesus em seu ministério evangelistico fazia a missão integral. (Mt 12:12; At 10:38; Mt 4:23-24; Lc 4:18-19). Ele tinha como propósito alcançar o homem de forma total e completa, salvando o espírito e cuidando do corpo.


O médico Lucas acompanhou de perto a pratica de Jesus em seu ministério evangelistico. (At 11:38). O apostolo Paulo, escrevendo aos crentes de Roma incentiva-os a fazer a missão integral incluindo o social (Rm 2:7). O texto não indica salvação por meio de obras, mais fala sobre a responsabilidade do salvo em Cristo em fazer o bem, que neste caso, confirma a fé salvadora na vida do verdadeiro cristão.


Na carta endereçada aos Gálatas, Paulo mais uma vez estimula os irmãos a fazer a responsabilidade social. Desta vez ele apela para que os crentes daquela Igreja façam o bem constantemente sem se cansar (Gl 6:9,10). Ele diz ainda que devemos aproveitar as oportunidades (portas abertas para o social) para fazer o bem a todos, mas principalmente os da família da fé.


É importante notar que o texto diz que a obra social deve alcançar a todos sem discriminação, ação difícil de ver em nossas Igrejas. Ao que parece havia em Paulo uma preocupação especial com a responsabilidade social, pois em sua segunda carta endereçada aos Tessalonicenses novamente incentiva os irmãos a fazer a missão integral.


A Bíblia também nos informa que o apostolo Paulo se envolvia pessoalmente com a responsabilidade social (Rm 15:26;1 Co 16:1,2). Para o apostolo, fazer a missão integral não era apenas uma questão teológica, mas um dever de cada cristão colocar em prática a missão de Jesus.
O gesto nobre das igrejas da Macedônia e Acácia, em se preocupar com os pobres da Igreja de Jerusalém, certamente é um exemplo para imitarmos.


Lamentavelmente temos grande dificuldade de ajudar irmãos necessitados de outras congregações. Temos forte tendência a sermos separatistas com visão limitada, ajudando raramente os da nossa congregação. Veja também (At 6:1-7; Rm 12:8; Ef 2:10; Tt 2:4; Tg 2;14-16).
No contexto bíblico, Jesus, os apóstolos e a Igreja primitiva (At 2:42-47) praticavam em seu ministério a missão integral. Para eles a missão da Igreja era alcançar o homem de forma integral. A evangelização era acompanhada de responsabilidade social, cura do corpo e expulsão de demônios. O homem era salvo, mas também assistido nas suas necessidades materiais.
O modelo da missão integral é aquela que reflete a missão no ministério de Jesus Cristo (At: 10:38). Em seu ministério evangelistico ele fez a missão integral como ninguém. Seu objetivo não era somente salvar o homem, mas também mostrou uma preocupação especial com os mais necessitados.


Sabemos que a tarefa principal da Igreja é a pregação do evangelho, mas não sua exclusividade. Os apóstolos seguiram o modelo do mestre (At 6, At 4:14; At 5:16; At 8:7; At 28:9), e desenvolveram bem o aprendizado sob o poder do Espírito Santo. Essa informação nos leva a crer que no discipulado o cristão novo convertido precisa ser ensinado a cerca da missão integral .


Mais tarde, igrejas plantadas pelo apostolo Paulo, viveram também essa pratica (Rm 15:26). Certamente Jesus como modelo prefeito e os apóstolos, são exemplos que devemos tomar para fazermos a missão integral. Cremos na contemporaneidade dos dons espirituais, que deve ser exercido hoje na Igreja do Senhor Jesus.


Concluímos que a Igreja hoje deve não somente ensinar biblicamente a teologia da missão integral, mas incentivar uns aos outros a viver na pratica essa missão.

Fonte: Marcos Aurélio dos Santos "http://www.teologiaevida.com.br/2011/02/por-marcos-aurelio-e-impossivel-fazer.html"

Nenhum comentário:

Postar um comentário