terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

POLÍTICA X POLITICAGEM


       Hoje ao abrir o Facebook me deparei com vergonhoso exemplo de politicagem no Brasil: O Salário dos Deputados Federais comparado com o Salário dos Professores. Fato que nos deixa indignados, e com muita vontade de fazer justiça com as próprias mãos. Mas, o que o Cristã tem a ver com isso tudo? Qual as Responsabilidade da Igreja quando se depara com esses infortúnios, esses atos de injustiça? A igreja deve meter-se na política? A igreja do Senhor de fato pode fazer algo para mudar esse cenários? Muito difícil responder essas questões, mas vou tentar expressar minha opinião.

1) O que a Igreja do Senhor tem a ver com isso? A igreja deve meter-se na política? Qual as Responsabilidade da Igreja quando se depara com esses infortúnios, esses atos de injustiça?
  • No Aspecto da Redenção das coisas criadas, a igreja tem responsabilidades sim, em todas as Dimensões da vida humana, e a política não pode ser excluída desse processo. 
  • Jesus veio para Redimir todas as coisas criadas. 
  • Deus tem interesse sobre todas as áreas da vida, sobre todas as dimensões da vida criada.
  • O Missionário Marcel no SEMINÁRIO DE DESENVOVIMENTO COMUNITÁRIO em janeiro esclareceu: As intenções de Deus se revela nas Quatro Dimensões da vida: Espiritual, Relacional, Sabedoria e Física. 
  • É no campo relacional, ou seja, nas Relações humanas que a Igreja deve interferir na Política em favor das Injustiças praticas pelo homem "caído".
a) Política, não politicagem!
  • É simples entender isso: Somos agentes de Mudanças, não articuladores políticos;
  • Nossa tarefa não é nos tornarmos políticos, pois dessa forma á mais fácil serr um deles, envolvidos na mesma cruel insanidade(exemplos temos vários) de Pastores, presbíteros, etc que se tornaram piores que os piores.
  • A igreja não deve jamais ceder seu espaço para práticas políticas, mas deve exercer política Cristã, coerentes com a Palavra do Senhor, entrar em defesa dos pobres e dos oprimidos pela injustiça insana da Política opressora e maligna.
  • Toda vida humana é intrissicamente sagrada (Mis. Marcel).
  • Colossences 1.20 diz: E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus. 
b) Indivíduos ou comunidade?
  • Talvez a razão porque a Igreja não se torna relevante nessa área, seja pelo fato de não agir como comunidade do corpo de Cristo, mas como Comunidade Denominacional, e muitas vezes com Individuos, como é o caso do Pastor Silas Malafaia que expressa sua opinião sobre o Tema Homofobia Publicamente, mais como Ato promocional que por atos de justiça, e isso se evidencia quando ele se alia políticamente à candidatos que não tem a mesma orientação Religiosa, ou mesmo a mesma impressão sobre a Homofobia. 
  • O Profeta jamais pode aliar-se ao Poder político, mas deve denuciar as práticas ilícitas e os atos de injustiça.
Só, por enquanto!

Pr. Hudson Taylor

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário